Quais os mistérios da vida? O que somos, porque estamos aqui e onde queremos chegar? Esses são alguns dos questionamentos que os filmes que selecionamos aqui nos levam a pensar. São obras primas do cinema que, de forma sutil ou escancarada, chama atenção para os belos e obscuros segredos da vida.
Aproveite a chegada do fim do ano (e que ano!) e o encerramento de um ciclo intenso para pensar no que está a nossa volta, e que muitas vezes vai além do nosso olhar… Para ver e pensar: FILMES!
Sétimo Selo (Ingmar Bergman, 1956)
Lançado em 1956, o filme é baseado numa peça de teatro de Bergman e retrata a Idade Média sueca e todo o obscurismo da época e questões como a peste negra, a morte e as dificuldades daquele período. Uma das obras primas do diretor, a obra fala sobre um livro criado por Deus selado por sete selos, cada um deles retratando um mal da humanidade. E o sétimo selo representava justamente o fim dos tempos.
Waking Life (Richard Linklater, 2001)
Película filmada com tratamento de animação, o filme reproduz o mundo imaginário de um jovem e seus encontros com a vida real. Vozes de figuras como o diretor Steven Soderbergh dão o tom para as conversas filosóficas e profundas conduzidas pelo personagem principal. O humor fino do diretor dá leveza às conversas duras e que não deixa o espectador indiferente.
Primavera, Verão, Outono,Inverno…Primavera (Kim Ki-duk, 2003)
Filme sul coreano que retrata a intensidade, beleza e poder das quatro estações do ponto de vista de dois monges de idades diferentes que, sozinhos, encontram nas mudanças do clima e da paisagem explicações metafóricas para suas angústias e descobertas. Um filme sobre o mistério das emoções e da solidão.
Quer conhecer mais sobre o nosso universo? Entre no site! Ou acesse o nosso pinterest para se inspirar!