Inspiração constante para a joalheria Mamacoca, a nação indígena, povos Hopi ainda resiste ao tempo e ao homem. Protegidos pelas pelas chapadas do estado americano do Arizona, sendo a segunda maior população nativa nos Estados Unidos, eles têm a luta marcada em sua história, mas são conhecidos como um povo pacífico, com boa mão para a terra e para o artesanato e com um olhar criativo, amoroso e visionário que ainda se mantém.
A Reserva Hopi fica no nordeste do estado do Arizona e está rodeada pela Reserva Navajo. Alguns hopis também se mantém na reserva indígena do rio Colorado, no oeste do Arizona.
A Profecia dos povos pacíficos
Os índios hopi são conhecidos como povos pacíficos e que vivem em harmonia com outras culturas e seres da natureza. Muito ligados ao Tibet e ao Dalai Lama, acreditam que o povo tibetano é seu irmão (e que curiosamente ficam exatamente do outro lado do globo).
Há uma profecia hopi que diz que o seu povo e os “homens-vestidos-de-vermelho” do outro lado do oceano serão reunidos como irmãos. Por outro lado, uma profecia tibetana diz que “quando o pássaro-de-ferro voar e os cavalos correrem sobre rodas, o povo do Tibete espalhar-se-á pelo mundo e a sabedoria de Buda chegará aos “peles-vermelhas” do outro lado do oceano”.
Os hopis consideram-se parentes de todas as raças, mas especialmente dos tibetanos. Vivem para o bem do outro e acreditam que o mundo está em constante evolução. Não à toa, são conhecidos tribo do arco-íris.
Os índios Hopi também acreditam que seus antepassados foram visitados por seres procedentes das estrelas que se deslocaram em escudos voadores ou pássaros trovejantes, e dominaram a arte de cortar e transportar grandes blocos de pedra, assim como construir túneis e instalações subterrâneas.
Estes salvadores eram os Katchinas, que significa sábios, ilustres e respeitados. Os Katchina salvaram o povo Hopi de um cataclismo, e ensinaram-lhes a observar as estrelas, conhecer e cortar raízes, aplicar leis e uma larga lista de atividades relacionadas aos princípios de uma civilização.
Os Katchinas ajudaram os eleitos a descobrirem novas terras. Esse fato marcou o fim do terceiro do mundo e o começo do quarto.
O povo hopi afirma que o homem precisa evoluir sete vidas até chegar a purificação espiritual. Para eles, vivemos nosso quarto mundo – um mundo duro e violento – que agora se encerra para dar início ao quinto mundo, já mais evoluído e estável. Assim como os mais e astecas, sua contagem de tempo difere da ocidental e, não há toa, são vistos por muitos historiadores como antepassados de maias, astecas e incas.
Adornos na tradição Hopi
Sempre cobertos com mantas de puro algodão feitas pelos homens, amarradas a cintos bordados pelas mulheres (as mulheres tinham como tradição deixar o ombro esquerdo descoberto), os hopi foram muito influenciados pela colonização espanhola no século 19, passando depois a fazer parte do território mexicano para, em 1912, serem incorporados ao território americano. Essa influência espanhola aparece não só na troca da agricultura familiar pela manufatura e artesanato mas também na escolha dos adornos. Ricos em referências estéticas, tornaram-se grandes manipuladores da prata. Suas joias são conhecidas pela mistura do turquesa – a pedra preferida dos Hopi -, pedras, casca, madeiras e sementes.
Uma das técnicas mais usada pelo povo hopi era a sobreposição da prata esterlina, onde duas folhas de prata era soldada juntas, depois cortadas para que a camada inferior ficasse exposta, com acabamento feito em lã de aço.
Os cabelos são outra característica do povo hopi. Quando a chegada da puberdade, as meninas passam a prender os cabelos em duas grandes espirais de cada lado da cabeça, uma referência a flor símbolo da fertilidade.
Povos HopiAcesse o nosso pinterest para se inspirar ou entre no site para conhecer mais sobre o universo Mamacoca!
Achei muito interessante e tenho interesse em saber mais.
Muito instrutivo.Já tinha uma curiosidade agora passarei a ser fã.
Muito instrutivo.Já tinha uma curiosidade agora passarei a ser fã. Gostaria de saber mais sobre essa tribo.
ACHEI BEM INTERESSANTE,TENHO INTERESSE EM SABER MAIS.
Muito interessante as informações. Tenho enorme simpatia por este povo, gostaria de receber mais textos sobre o povo Hopi.
Creio que as histórias de toda a humanidade estão entrelaçadas por um único detalhe: Os deuses que disseram façamos o homem a nossa imagem e semelhança aqui e em qualquer lugar do mundo são os mesmos com nomes diferentes devido a língua de cada povo. Para os Antigos Egípcios= Aton, hebreus = yahu,Guarani=Tupã, Árabes= Allah, detalhe comum: uma máquina voadora ou geralmente uma Nave em formato de prato ou disco voador = E o Espírito do Eterno se movia sobre a água..”; E disse: Haja luz e ouve luz! Gênesis capítulo 1. Quem ajudou Moisés a atravessar o Mar vermelho cortando as águas com sua Nave camuflada? Fica a dica: Deus ou os anjos são seres altamente tecnológicos…fraterno Abraço! “Muito bom conhecer mais um pedaço da história pra juntar as peças desse imenso mundo que chamamos de terra!”