Hmmmm nada como um pãozinho de queijo. Essa iguaria mineira é privilégio para poucos. Nosso polvilho, disponível no Brasil e em poucos países do mundo, aliado ao queijo mineiro faz a combinação perfeita para to-dos os momentos.

No entanto, opções veganas são sempre muito legais. Primeiro pela sua leveza. Quanto menos produtos de origem industrial, animal ou transgênica ingerimos, mais sentimos nosso corpo se fortalecer, com redução de doenças, mente rápida, sono profundo e pele macia.

Essa receita é para comer com muito amor, com queijo e goiabada opcional, com os amigos ou sozinho de baciada em frente ao netflix pois tem dia que a vida pede.

20170702115521

Pão de queijo com recheio de guacamole

Aos fatos: a grande sacada é o legume de base e seus temperos. Usamos inhame, mas pode ser mandioquinha, batata doce, cenoura, banana da terra para opção doce e até beterraba (sim, os bolinhos ficam rosas. E lindos). Para o tempero usamos sálvia, açafrão, sal e pimenta, mas aí vai da disponibilidade e paladar de cada um. Só não deixe de temperar. Essas ervinhas mágicas fazem toda a diferença. Experimente orégano, canela, erva doce, manjericão, alecrim ou ainda. Polvilhe um pouco de queijo na massa. Ficará mais leve que o pão de queijo (que leva ovo, leite e muuuito óleo) e SUPER saboroso.

20170702115517

tempero de sálvia, açafrão e sal

Ingredientes:

500g do legume ou fruta escolhido, cozido

150ml da agua do cozimento (ser der pra bater, se não, adicione mais 50ml)

sal e pimenta do reino a gosto

temperos a gosto

100ml de óleo – (fiz um mix de óleo de coco e azeite, mas pode ser o óleo que preferir)

500g de polvilho doce (equivale a duas xicaras)

500g de polvilho azedo (equivale a duas xicaras)

 

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe seus legumes até ficarem macios. Basicamente sair do cru, não precisa ser muito tempo.
  2. Bate no liquidificador com um pouco da água do cozimento (olha a medida hein, se ficar muito molhado, vai ter que usar muuuito polvilho)
  3. Coloque os óleos e os temperos no liquidificador, o sal também! Bate e admire a cor <3
  4. Coloque uma xícara de polvilho na mistura. Bate (se conseguir, as vezes a massa já começa a emperrar) ou mistura com uma colher de pau.
  5. Transfira o conteúdo para uma bacia. Vai jogando os polvilhos e mexendo aos poucos. Como não tem nada cru, prove a massa e veja se os temperos estão no ponto.
  6. Quando começar a desgrudar do fundo (não precisa ficar seca a ponto de enrolar bolinhas na mão), pegue uma assadeira.
  7. Use duas colheres para dar formas às bolotinhas de amor. Aprendi essa receita usando menos água e sovando na mão e depois enrolando. Esqueça, a vida é curta. Pega uma colherada da massa e use a outra colher para dar forma e raspar a massa direto na assadeira. Não precisa untar pois sua massa já tem óleo suficiente para não grudar. Quando assar, tire imediatamente da assadeira para não grudar.
  8. Depois que fizer isso com toda a massa, coloque sua assadeira no congelador (se tiver limitação de espaço, terá que fazer em duas levas, a massa aguenta esperar).
  9. 1hr depois você pega sua assadeira e tira as bolinhas. Elas estarão aptas a serem congeladas todas juntas em um grande saco de alegria para comer a hora que quiser. Essa receita rende MUITO.
  10. Vai comer? Pre-aqueça seu forno a 190 graus por 10min. Coloque as bolinhas desejadas por 25 minutos e depois suba o forno para 200 e asse por mais 10-15 minutos (vai depender de como gosta do pãozinho e de seu forno).
  11. Recheie ou coma puro. Mas sempre bem quentinho <3

Conta pra gente depois se deu certo?