aliancas

Mais que uma representação do casamento, as alianças são símbolo de união, parceria e do amor entre duas pessoas. Um laço e uma vontade de se conectar com o outro além das palavras e do corpo físico. É o desejo de mostrar ao outro e ao mundo uma conexão de amor e de afeto, dure enquanto durar.

A origem – A origem etimológica da palavra “aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “compor” ou “ligar-se a”.

O porquê em diferentes culturas

No antigo Egito, os faraós já usavam a aliança como um símbolo de união para a eternidade. Seu uso servia principalmente como uma promessa pública de contrato entre as pessoas. Já na Grécia, as alianças eram também símbolo de riqueza. Algumas eram usadas como chaves de acesso para as bens da família e, assim, entregá-la para alguém significava uma prova de confiança.

Na cultura cristã o anel de noivado foi adotado no ano de 860 pelo Papa Nicolau I, como uma forma de sinalizar a intenção dos noivos de se casarem. Assim que o casamento fosse realizado, a aliança deveria então passar da mão direita para a mão esquerda, como uma visível consumação do casamento.

A lenda chinesa

A explicação chinesa para o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda é linda e bem mais poética!
Segundo a cultura chinesa, cada dedo da mão representa um membro da família. Os polegares representam os pais; os indicadores, os irmãos; o dedo médio é a própria pessoa; o dedo mínimo representa os filhos e o dedo anelar, o companheiro.

Se posicionarmos as mãos palma com palma e unir os dedos pelas pontas (menos os dedos médios, que devem ficar dobrados e unidos pela junta dos dedos), conseguiremos separar os polegares (os pais), os indicadores (os irmãos) e os dedos mínimos (os filhos), mas não é possível separar os dedos anulares (companheiros), que assim como os amores devem ser fortes e inseparáveis.

Vena Amoris

Antes dos livros de anatomia conseguirem decifar os segredos do corpo humano, acreditava-se no Ocidente que uma só veia ligava o dedo anular da mão esquerda ao coração. Essa veia ficou conhecida como a Vena Amoris, ou Veia do Coração. Por essa ligação tão direta e profunda, o dedo anular, ou anelar, passou a ser usado a partir do século XVII como o dedo símbolo do amor e que deveria então carregar a aliança de casamento. (Ah, e hoje a gente já sabe que todos os dedos tem veias que levam ao coração).

 

Alianças Mamacoca

Nenhum amor é igual, nenhuma união é a mesma. E é por isso que nossas alianças são feitas sob medida, pensando em cada casal, sua história, conquistas e o que aquele símbolo representa pra cada um eles!

aliancas4

 

Clique aqui para ver algumas de nossas criações feitas com amor.

aliancas_mar