Neste post revelamos o segredo da base de nossa alimentação, o côco. Deste produto maravilhoso extraímos o leite, a manteiga e a farinha que são ingredientes básicos para nossas receitas do dia a dia. Além do método de produção oferecemos algumas receitinhas que amamos tanto. Confira!!
Como obter seu próprio:
-Leite de Coco
-Manteiga de Coco
-Farinha de Coco
Passo-a-passo
1 – Comprar o côco seco. Quando chegar em casa, irá notar que ele possui 3 cavidades/furinhos: os 3 olhinhos do côco. Um deles vai ser a porta de entrada do côco. Com um saca rolhas, descubra qual olhinho consegue ser perfurado, e faça o furo para abrir.
2 – Retire toda a água. Como vamos assar ele para amolecer sua polpa, a água precisa sair para não fazer pressão e o côco fazer meleca no forno. Reserve esta água.
3 – Deixe o côco no forno por 1 hora em fogo médio-baixo, virando ele a cada 20 minutos. Em algum momento vai ouvir um estrondo. É a casca de rompendo.
4 – Retire a côco do forno e deixe esfriar até o ponto em que consiga tocar nele (uns 5 minutos esfriando é o suficiente). Coloque ele num saco plástico e pegue seu martelo.
5 – Com o côco dentro do saco plástico, vá para alguma parte do piso que tenha carpete, ou use uma toalha ou pano de chão e marreta o côco. 4,5 vezes em diversas direções.
6 – Se o côco estiver bem cozido, uma colher vai ajudar a separar a polpa da casca. Jogue esta polpa no liquidificador e descarte a casca (ou faça sua arte com as coisas que a Terra dá. Enfim, por enquanto eu descarto).
7 – Para um côco seco, 3 copos de água é o suficiente sendo: 1 copo água do côco que retiramos no começo, 1 copo agua fervendo, um copo água natural. Jogue as águas no liquidificador. A mistura deve estar morna.
8 – Liquidifique tudo muito bem. Pegue uma jarra e coe o liquido. Com uma colher, esprema o côco para obter mais liquido e se ainda estiver animado, passe por um coador de pano para extrair ainda mais leite.
9 – Deixe o leite fora da geladeira por 3 horas (ou até 8 horas se estiver frio). E depois coloque na geladeira. Esse processo vai fazer a gordura do leite subir. Deixe na geladeira para endurecer essa gordura. Com uma colher, retire e tenha assim sua manteiga de coco separado do leite de coco.
10 – Com a polpa que sobrou, aproveite o forno quente no mínimo e asse a polpa por 30-40 minutos, mexendo bem na metade do tempo. Essa é sua farinha de coco.
Receitas com o côco:
Mingau de cacau, banana e côco
Torta de Côco e Ora-Pró-Nobis
Golden Milk
Moqueca vegana
Para o Mingau:
Junte copo de água e uma banana da terra amassada (qualquer banana na real) e esquente na panela. Acicione nesta água canela, cravo, cardamomo e erva doce. Mexa bem. Adicione um copo de leite de côco e duas colheres de sopa de farelo de aveia. Misture. Jogue 1 colher de sopa de cacau sem açúcar. Bate tudo no liquidificador e volta pra panela. Experimente e veja se o ponto e sabor esta do agrado. Sirva em uma cumbuca com mel, farinha de coco e castanhas torradas.
Obs – Sem cacau fica muito bom, é so caprichar mais na canela. Da pra substituir na receita sem cacau a banana por morango, mas precisará de mais mel.
Para a torta:
- 2 ovos
- 1 copo de leite de côco
- 1/2 copo de água
- 1/4 copo de óleo (pode ser mix de óleo de coco, manteiga, etc)
- 1 1/2 copo de farinha de côco
- 1/2 copo de aveia
- 1 col de sobremesa de fermento
- 2 col de gergelim (opcional – para polvilhar)
- 2 col de linhaça (opcional)
- 2 colheres de queijo ralado (opcional, costumo por no recheio)
- Sal
- 2 colheres de sopa cheias de amêndoas ou nozes (opcional)
Modo de preparo:
- Bata os ingredientes no liquidificador.
- Unte enfarinhe uma forma média.
- Disponha metade da massa.
- Acrescente o recheio de sua preferência.
- Cubra com o restante da massa, salpique gergelim ou amêndoas trituradas.
- Leve ao forno médio, pré-aquecido por cerca de 40 min.
Recheio Ora-Pro-Nobis
Ora-Pro-Nobis picada, milho cozido, cebola roxa, azeite, sal e queijo tudo misturado na mão mesmo.
Para Golden Milk:
Néctar dos deuses para acordar ou ir dormir. É super antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
- 1 copo americano de leite de côco
- 1 pau de Canela ou 1 colher de chá com canela em pó
- 2 Cravos
- 2 Cardamomos
- Erva Doce opcional
- 1 colher de chá de açafrão
- uma pitada de pimenta do reino
Esquente tudo em uma leiteira e mexa bem por 5 min. Coloque no copo e depois adicione mel (se precisar).
Para a Moqueca:
- 2 banana da terra
- 1 copo de leite de côco
- coentro
- 3 tomates
- cebola roxa
- cogumelos
- açafrão
- pimenta do reino
- alga marinha
- óleo de côco
Prepare os cogumelos: Pegue eles e sem lavar, escalda com água fervendo. Deixa escorrer bem a água e coloque em uma frigideira bem quente com óleo de coco. Apenas quando criarem uma casquinha de um lado, vire ou mexa e grelhe o resto. Reserva.
Refoque a cebola e quando dourar, adicione tomates. Quando o tomate começar a soltar água, adicione mais um pouco de água e tempere com o açafrão e sal, pimenta.
Quando o molho de tomate estiver quase secando, grelhe as bananas com óleo de côco no espaço que ele abrir. Quando elas estiverem tostadas dos dois lados, adicione o leite de côco. Mexa com cuidado para não desmanchar a banana.
Adicione umas pitadas de alga para dar um sabor marinho. Deixe cozinhar por 3 minutos.
Adicione os cogumelos, misture tudo. Coloque talos inteiros de coentro em cima da misture, tampe a panela e desligue o fogo. Espere 1 minuto enquanto prepara a mesa e está pronta a moqueca <3
o côco é muito duro, vai quebrar meus dentes. Não tem como deixar ele de molho pra depois comer?