O novo lar Mamacoca
-Livia, por quê Paraty? Pode perguntar o curioso em saber os motivos para transferir toda a operação Mamacoca para uma cidade pequena no litoral deste belo país.
Tudo começou em Belo Horizonte, terra das minas e das pedras mais belas do mundo onde esta joalheria que vos escreve começa sua jornada. A marca existe desde 2012, mas em 2016 fui estudar lapidação em Belo Horizonte e a partir de então, a marca deslanchou. O design se tornou mais refinado, mais delicado, mais exuberante com rigor manual exigido pelo olhar atento do mineiro. A produção ficou mais eficiente, mas como toda história de marca construída por seres humanos, o coração não estava em paz. Meu grande amor morava em São Paulo e o único horizonte comum entre nós era o mar. Estava decidida. Mudaria para São Paulo, reduzindo a ponte aérea BH-SP. Moraria com meu companheiro de 15 anos. Alinharíamos nossos objetivos para uma vida ao mar dali a 12, 15 sei lá quantos anos. Quantos planos.
A mudança estava programa para sexta-feira 13 de março de 2020 (como boa supersticiosa que sou, datas auspiciosas me atraem). A mudança do atelier foi feito em tempo recorde. A despedida às pressas. Um sentimento de preciso ir já. – Livia, espera até segunda pra ir, fica em BH – proclamavam as amigas. Determinada a começar uma nova vida para Livia e Mamacoca, acordei as 3 da manhã e me despedi das montanhas gerais entre o Sol nascendo ao som de Milton, lágrimas de gratidão e garganta rouca de tanto cantar. Ok, parei para dormir as 9am em um posto impessoal, mas essa parte a gente pula.
Chego sexta-feira 13 em São Paulo determinada a fazer o necessário para levar Mamacoca à maior cidade da América do Sul. Dia seguinte começava o lockdown em São Paulo. O pensamento foi veloz e em seguida estava no interior no refúgio de meus pais maquinando o “novo normal”. Passados 40 dias, voltamos para São Paulo. Fizemos pão. Ouvimos vinil. Lancei nova coleção. Dei voz às pedras escondidas em caixinhas implorando para virar joias. E em agosto o alento – Livia, Paraty vai abrir, vem ser minha cobaia para eu desenhar a nova operação do centro de mergulho. Assim é Marcela, mergulhadora e fundadora do Canto do Ilé, centro de mergulho e boutique hotel em Paraty. Fomos. Apreensivos. Pernas doloridas de andar mais que 60m2 do apartamento de Pinheiros. Sem jeito social. Bicho estranho da cidade isolados haviam 6 meses. Aos poucos fomos nos soltando e ao observar Marcela e sua família desenvolver a vida com plenitude (leia-se: acesso à boas escolas, mercados, casa de parafusos e natureza exuberante) tomamos a decisão. O plano de aposentadoria aconteceria já.
Por que Paraty? Por onde começar? Primeiro, por que não Paraty? A cidade de nosso imaginário estava enfim encurtada por 40 anos devido à uma crise global sanitária. Mudamos imediatamente se desfazendo de toda vida embrionária em São Paulo e agora, mais isolados do que nunca, nos sentimos mais acompanhados que nunca. O ifood não chega para aquecer o vazio, mas as helicônias do jardim compensam. Pedalar ao amanhecer em ruas vazias compensa. Cuidar da composteira fazendo bagunça no quintal e não na sacada, compensa. O Sol e a chuva intimidam mas não assustam. Acima de tudo, o olhar e os pensamentos estão cada vez mais puros para fazer o que minha alma me pede: espalhar beleza e gentileza mundo afora. Receba este amor.
Assista AQUI, o video que nos inspira a viver em Paraty.
5 motivos para se mudar e viver a vida que sua alma quer:
1 – Se não for agora, vai ser daqui a 10 anos ou em uma próxima vida. Aceite. Sua alma tem planos maiores que seu ego e fará o impossível para que isso aconteça.
2 – Quando você manifesta seu sonho, o cansaço e a resistência diminuem.
3 – Quando você age com coragem, você inspira seu ecossistema a fazer o mesmo
4 – Quanto mais feliz você está, mais sábio você é com seu dinheiro e você passa a consumir itens melhores com menos frequência e sintoniza na verdadeira abundância.
5 – Quando você obedece a alma, o universo faz o impossível para te ajudar
Pois bem meu bem, agora você nos encontra aqui, nesse portal online e em Paraty, com uma vitrine no centro de Mergulho e hotel boutique Canto do Ilé.
Inspire. Espire. Suspire.
Com amor,
Lívia do Lago Basile