Para que durem gerações, indicamos alguns cuidados especiais para você cuidar das suas joias.
Os atuais desdobramentos em relação ao Covid-19 têm mudado a rotina global. As perguntas na cabeça de todo mundo agora são (ou deveriam ser): minhas mãos estão limpas? Qual foi a última vez que lavei as mãos? Estou lavando elas por tempo o suficiente? O tipo de sabão que estou usando é o certo?
Mas, além de reforçar medidas de higiene como lavar as mãos com frequência, é preciso rever hábitos que são corriqueiros no dia a dia de muita gente – como usar joias e acessórios.
Mesmo em isolamento social em casa, há quem não abra mão de usar seus amuletos e se usar joias faz parte da sua rotina diária, você deve estar se perguntando se você deve continuar a usá-las e caso sim, como manter a saúde para você e todos em volta.
Limpeza das joias
Para anéis, lavar a mão com sabonete é a primeira linha de defesa e esta mistura acaba sendo a mais indicada para a preservação de suas joias, em especial àquelas com pedras.
Produtos mais fortes como cloro e água sanitária podem impactar no brilho de suas pedras com o passar dos anos.
Álcool também deve ser evitado em joias com pedras orgânicas como corais ou pérolas. Pedras porosas também sofrem com limpeza em excesso como opalas, lápis lázuli, turquesa e malaquita.
À parte dessas pedras, você pode usar um pano umedecido com álcool para esterilizar suas joias.
Hidratação é tudo
Manter as mãos hidratadas é etapa essencial contra germes indesejáveis. Mãos rachadas ou secas podem perder sua barreira de proteção, mas loções hidratantes podem causar problemas à anéis de noivado e alianças de casamento.
Anéis com pedras podem acumular hidratante nas garras que mantém as pedras presas. É essencial manter esta parte limpa por vários motivos. Esse acúmulo pode tanto gerar irritação nas mãos ou em casos mais extremos, afrouxar as garras e assim correr o risco das pedras caírem.
Geralmente, os tesouros com pedras aceitam melhor água morna com um pouco de detergente. Use uma escova de cerdas macias para remover impurezas e depois enxágue com água pura. Isso vai garantir o brilho de suas pedras e a durabilidade de suas joias. Lembrando que eu além das pedras citadas anteriormente, materiais como couro e peças com banho estragam com o excesso de água. Para estes, vale o pano umedecido mesmo.
Como guardar suas joias?
Para manter suas joias impecáveis por gerações que virão, além da limpeza, o ideal é armazenar elas com cuidado. Pérolas e pedras macias devem ser guardadas individualmente em saquinhos de tecido dentro de seu porta-joias.
Todas nossas joias em ouro são acompanhadas pelo porta joias Mamacoca, feito com resíduos de madeira certificada de reflorestamento. Com fecho de imã, você garante transporte fácil e assim, não corre o risco de perder enquanto treina, pula no mar ou realiza qualquer atividade em que você sinta a necessidade de ficar sem seu amuleto. Todo carinho é pouco em se tratando de suas preciosidades. Ande com seu porta-joias portátil para cuidar das suas joias do jeitinho que elas merecem <3
Dicas de ouro
- Não guarde joias no banheiro ou sob a luz do sol;
- Nunca use os acessórios imediatamente após usar seu hidratante;
- Tire suas joias quando você cuidar de tarefas domésticas ou para lavar pratos. Ou use sempre luvas;
- De tempos em tempos, faça a limpeza com água morna, sabão em pó ou detergente e uma escova de cerdas macias.
Celebre sua joia hoje e sempre. Viva o reino mineral!