Caraíva não tem nada de mais. E isso que faz ela ser tudo.

Seu mar. Seu rio. Suas águas.

Um mundo possível logo ali na Bahia.

Mas não pense que este mundo é para todos. É necessário querer muito. Um voo até Porto Seguro. Uma jornada de ônibus ou táxi até o porto de Caraíva. A partir daí, uma pequena travessia onde tudo é deixado para tras. Sapatos, carros e preocupações.

Caraíva é pé na areia.

Caraíva é pé na areia.

Caraíva é pé na areia.

Se você leu até aqui, esta apto para desfrutar de um dos locais mais especiais do Planeta Azul <3

Agora sabe como chegar e a pergunta é, onde ficar?

Além dos óbvios Airbnb, das pousadas pé na areia indicados pelos musos e musas globais, existem milhares de pequenas pousadas para desfrutar dias felizes. Sinceramente, indicamos qualquer uma com ar-condicionado e café da manhã. Ok. Peso 2 para ar-condicionado, peso 1 para café da manhã. Estamos na Bahia onde o Sol é quente e a comida é abundante. #ficadica

Cheguei e me hospedei. E agora?

Praia, meu amor.

Nas altas temporadas (leia-se ano novo e carnaval), a praia virada para o mar é uma opção mais tranquila. Em qualquer outro momento, a ponta onde o Rio Caraíva encontra o mar é um espetáculo único. De manhãzinha águas tranquilas permitem travessias tranquilas até a a outra margem do rio. Conforme o dia avança, a travessia é indicado para aqueles que se garantem na água. Promete que será sincero com seu nível aquático ok?

P1080352Ao atravessar, uma trilha de pouco menos de meia hora levará você até a praia do Satu. Pense lagoas de água doce, pense pedras rosas, pense paraíso na terra. Se continuar por mais 7km chegará à praia do Espelho. Capriche no protetor solar para fazer a trilha. Protetor nos pezinhos e nos lugares nada óbvios. Leve (muita) água. Antes de ir combine com um barco no Porto de Caraíva para ele buscar você na volta ok? Chegar no Espelho cansa. Mesmo.

P1080306

E quando a fome bater, na tal ponta citada anteriormente, encontrará o melhor acarajé da Bahia. É só procurar pela barraca com a placa “O melhor Acarajé da Bahia” na ponta do rio Caraíva. A vida pode ser simples assim.

E depois de tanto sol, porque não ir até o bar do Pará comer um pastel de arraia, camarão, queijo ou legumes? Ou ainda, curtir um passeio de caiaque ao por do Sol? (ok, nessa nos demos mal, estávamos contra maré e não avançamos tanto quanto possível pela manhã, mas tudo vale a pena quando o por do sol é na Bahia). E quando o Sol se deita, vem a Lua com tudo. Se der sorte de ir em Lua cheia, todos sentam-se na praia virada para o mar e assistem sua subida ao céu. Espere por uivados (e prepare o seu).

P1080174

E o que mais comer? Nem sei. Vivemos à base de açaí, água de coco, acarajé e tapioca por alguns bons dias. O restaurante Jardim Sushi matou a saudade de casa com cogumelos deliciosos e outras iguarias japonesas, mas a cada canto, um iguaria baiana para saborear.

P1080409E não hesite em descansar antes de sair. A vida noturna em Caraíva começa meia noite. O forró reina na península e se reveza entre as casas Ouriço e Bar do Pelé, mas não deixe de perguntar se na praça da igreja haverá alguma festa. Musica é lei na cidade <3

Por fim, é possível visitar a Aldeia Pataxó em baixa temporada. Fomos na alta temporada então estava fechada para visitação (lágrimas). O Parque Nacional do Monte Pascoal fica 6 km de Caraíva. A visita não é para ver ocas. Os índios nativos, assim como nós, passam por processos de urbanização então a ideia é estar em contato com irmãozinhos brasileiros e conhecer seus artesanatos e hábitos e não tratar a experiência como um passeio ao zoológico, combinado? Não queremos ninguém decepcionado por aqui.

Então vamos! Mas quando?

Evite a temporada de chuvas para poder achar seu lugar ao Sol. A partir de maio até julho Caraíva vira uma grande loteria. Para não se arriscar, agosto e setembro costumam ser os meses nacionais da estiagem. Ainda por cima estará em baixa temporada para poder chamar este pedaço de terra: LAR.

E lembra que por lá é tudo areia? Malas leves ok? Existem carregadores com carroças por toda parte, mas quanto mais leve a mala, mais leve a vida.

Assista o vídeo e descubra um pouquinho mais deste paraíso: 

[:]