O que são relicários?
A origem dos relicários data da idade média e geralmente são dados aos entes queridos em feriados como o Dia dos Namorados e ocasiões como batizados, casamentos e, mais notavelmente durante a Era Vitoriana, funerais. Historicamente, eles frequentemente se abriam para revelar uma miniatura de retrato. Do latim relicarium, lugar das relíquias, o relicário é um pingente que se abre para revelar um espaço usado para guardar uma fotografia ou outro item pequeno, como uma mecha de cabelo.
Os relicários geralmente são usados em correntes ao redor do pescoço. Eles vêm em muitas formas, como ovais, corações e círculos os mais notáveis são feitos de metais preciosos, como ouro ou prata, condizentes com seu status de joias decorativas.
A função do relicário deve sempre ser considerada.
Eles têm sido usados para transportar ao longo das eras remédios de ervas, rapé, retratos em miniatura, cinzas e tecidos perfumados. Há ainda que os usava como porta-venenos, mas essa aqui é uma história de amor, não de terror.
Exibindo um certo nível de classe e riqueza, o relicário tornou-se um item de joalheria altamente desejável. Durante a era elisabetana, os artistas mais aclamados foram contratados para pintar retratos em miniatura, resultando em peças de joalheria verdadeiramente únicas. Não foi apenas o preço dos relicários que lhes deu um status elevado; era uma tradição de Elizabeth I presentear um retrato de si mesma nos pequenos pingentes preciosos aos seus favoritos dentro de sua corte. Já Rainha Vitória na Inglaterra apaixonada e grandiosa nos gestos, ao se tornar viúva no século 19, aderiu ao preto do luto até o fim de sua vida. A escolha de uma rainha vestir-se somente de preto influenciou toda uma geração na moda, hoje retratada como período vitoriano. Ela guardava um pequeno relicário junto ao peito com a foto de seu amado príncipe. Em geral, os relicários simbolizam o amor, seja por um amigo ou amante. No entanto, o simbolismo do seu relicário pode mudar dependendo do estilo que você escolher. Por exemplo, relicários em forma de coração simbolizam amor e romance.
No século 20, relicário evoluiu novamente com a introdução da fotografia, tornando mais fácil adicionar uma imagem ao interior. Em meio à Primeira Guerra Mundial, jovens soldados puderam presentear seus entes queridos com um medalhão contendo uma foto de si mesmos; um lembrete de seu amor no exterior.
Relicário Potinho Mamacoca
Sua forma é inspirada em antigos frascos de perfume, simbolizando aquilo que queremos guardar de mais precioso. O elixir que cabe eu um potinho. Seu cheirinho. Sua essência, sua mais pura presença.
Criamos o relicário Potinho a principio como uma joia sob medida para uma cliente querida que desejava celebrar a passagem de seu pai. Queríamos trazer o perfume de uma outra era, tempos longínquos de seres encantadas e fadas e chegamos aos trabalhos da Art Noveau com as ninfas de Mucha. As ninfas, já mais maduras, encontram anos depois o Art Déco e suas linhas mais facetadas e dá origem ao relicário Potinho. Para criar esta joia, primeiramente foi feito o estudo de croquis para depois transpor ao programa de modelagem 3D. Em seguida, foi feita a impressão em resina do molde para criar a base que serviria para o método de cera perdida, o método de fabricação de joias em escala mais antigo do mundo. Ao final, adicionamos uma corrente com um rubi pois algumas joias merecem usar joias. O rubi traz a energia da paixão, do Sol e assim, celebramos essa joia cheia de amor e potência.
Gostou de aprender sobre a origem dos Relicários? Quer o seu?
Encomende seu Relicário Potinho em latão ou prata. Pedimos 20 dias úteis para sua confecção.