Brasil, terra das pedras mais belas do mundo.

As pedras brasileiras são notadamente as mais especiais do universo. Até a descoberta das minas de Minas Gerais, o mundo desconhecia as turmalinas multicoloridas, os topázios, aguamarinhas e acreditava que o mundo era RGB: diamante, rubi, esmeralda e safiras da India. Ok, a Russia tinha seu âmbar, e o oriente médio ainda reina com lápis lázuli e turquesas. Ainda assim, rosa choque, todos tons de verde e todos os espectros de azul… só no Brasil.

Anel-Jardim-Turmalina-Mamacoca

Anel de Turmalina Melancia Lapidada Coleção DIA

 

Conheça o Arco-Iris no Reino Mineral

Um cristal exposto à luz, um vidro que reflete os raios do Sol ou um simples fenômeno óptico que separa a luz do sol quando sua energia brilha sobre as gotas de chuva, mostrando cada tom que forma essa energia quente e vibrante. O arco íris aparece no horizonte e na vida de quem consegue enxergar as cores que pintam o dia a dia e que transformam o universo ao redor. Usadas em anéis, pulseiras, brincos e colares, as pedras brasileiras representam as sete cores do arco-íris e trazem para perto o colorido que enfeita o horizonte!

Vermelho – Rubi 
O rubi é visto por muitos estudiosos como a pedra mais poderosa do universo. A cor vermelha é a própria origem do nome dele, vindo do latim Rubeus. Os rubis podem ser encontrados em qualquer tonalidade de vermelho, desde o rosado ao púrpura ou vermelho-amarronzado. São encontrados principalmente em países orientais. O maior produtor do Rubi no mundo é a Tailândia, as de melhores qualidades são de Myanmar. No Brasil podem ser encontrados em Minas Gerais.

Laranja – Citrino
Conhecido como “irmão da ametista”, o citrino é encontrado em variados tons, que vão do laranja ao conhaque. Também chamado de quartzo citrino, é considerado um quartzo com impurezas férricas. O Brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais de citrino. Por aqui pode ser encontrado no sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. Escute o podcast Fofocas Cósmicas da Mamacoca Joalheria sobre o citrino.

Amarelo – Topázio Imperial
Descoberto por volta de 1760, o topázio imperial existe apenas num perímetro de 150 quilômetros quadrados nos arredores de Ouro Preto. Rodrigo Silva é a única região do planeta a produzir a gema cujas cores, dizem os locais, lembram o pôr do sol de outono: vão do amarelo, passando por laranja, rosa, lilás e vermelho cereja do colar à esquerda. Azuis, verdes, cinzas e transparentes não entram na categoria “imperial”.

Mamacoca-Colar-Atlantis-Topazio-Imperial-Opala-Ouro

Colar Atlantis – Topázio Imperial e Opala em ouro 18k

 

Verde – Esmeralda
Encontrada em verde vivo, com sobretons do amarelo ao azulado, a esmeralda era a pedra usada por Cleópatra, que acreditava encontrar nela a eterna beleza de Vênus. No Brasil, uma das principais áreas de extração fica na serra da Carnaíba, Bahia. A pedra verde é considerada a quinta gema mais valiosa do mundo – perde apenas para o diamante, o rubi, a alexandrita e a safira. Quanto mais transparentes, de cor intensa e com menos rachaduras, mais valiosa ela é.

Azul – Agua marinha
A água-marinha é uma variedade do berilo, e seus tons variam varia do verde-azul ao azul-claro. É o ferro que, em interação com a luz, dá ao berilo o precioso tom turquesa que caracteriza a água-marinha. O Brasil é o maior produtor, mas esta gema é encontrada um pouco por todo o mundo. Por aqui No Brasil, existem minas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rondônia (sendo este pouco explorado nesta região) e Rio Grande do Norte.

Anil – Lapis Lazuli
Lápis-lazúli, é uma rocha metamórfica e não um mineral. Sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. Os lápis mais valiosos vêm da área de Badakshan do Afeganistão. Também são encontrados no Chile (é a pedra oficial do país) e na Bahia. A prima do Lápis Lazuli é a Sodalita, variedade de azul mais clara, com presença de mais calcita e sódio em sua composição. Igualmente bela, com efeitos terapêuticos semelhantes.

Violeta – Ametista
A ametista pode ser encontrada nas variações de violeta e púrpura e era muito usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios. As jazidas mais importantes estão no Brasil nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul.

 

Broche de Ametista Mamacoca

Broche de Ametista Mamacoca

Para se inspirar, acesse o nosso Pinterest!